Como reciclar o lixo

A reciclagem do lixo é dever de todos. Se cada um ajudar e fizer a sua parte, o mundo com toda a certeza será um lugar melhor.

Certamente você já percebeu as mudanças climáticas no mundo, não é mesmo? Mas talvez o que você não sabe, é que tudo isso pode ser culpa do próprio ser humano. Afinal, a sociedade produz toneladas de lixo que prejudicam o meio ambiente.

Reciclar

Além do lixo, também vivemos com outros problemas como a poluição do ar causado pela fumaça emitida dos veículos e das fábricas. Mas o que você vai aprender aqui é como reciclar o seu lixo adequadamente e fazer a sua parte para salvar o nosso planeta!

O que pode ser reciclado

Quase tudo o que usamos pode ser utilizado de outra forma, criando novos produtos ou até novos objetos.

Os materiais mais comuns para a reciclagem são: latinhas, garrafas pet, plástico, papelão, vidros entre tantos outros. O primeiro passo para você reciclar, é separar o lixo. Evite jogar esses materiais com o lixo orgânico como casca de frutas e restinho de comida.

Lixo reciclado

A sociedade precisa ter a consciência de que o lugar do lixo é no lixo. Assim, sempre que você joga alguma coisa nas ruas, esse lixo poderá entupir bueiros causando enchentes, poderá chegar até os rios causando a poluição da nossa água potável e a morte dos animais marinhos, entre uma série de problemas futuros, como dias extremamente quentes ou frios.

Muitos produtos já têm suas embalagens produzidas com material reciclado. Buscando esse tipo de produto, você já está colaborando para evitar que mais lixo seja produzido. Todo esse material também pode virar artigos de decoração para a sua casa ou até mesmo na decoração de festas de aniversário e até casamento.

Qual a importância da reciclagem

O material que é descartado de forma incorreta pode causar muitos estragos futuros, já que muitos deles demoram anos e até décadas para se decompor. O chiclete, por exemplo, demora até 5 anos para desaparecer. O pneu ainda não sabe o tempo preciso de decomposição.

Segurando o mundo

Todo esse material afeta o nosso ecossistema, causando interferências na vida do ser humano ou de qualquer outro ser vivo. O lixo que você descarta hoje pode ser o causado de problemas amanhã.

Todos os dias são produzidos toneladas de lixo. Diminuir essa quantidade é um grande desafio para a humanidade, mas não é impossível. É preciso que você tenha a consciência de que a sua ajuda pode fazer a diferença amanhã. Afinal, se cada um fizer a sua parte e reciclar, logo essa tonelada de lixo diário irá diminuir.

Como fazer a minha parte na reciclagem

O primeiro passo para fazer a sua parte é ter consciência da necessidade da reciclagem. A partir disso, é hora de separar o seu lixo. Se na sua cidade ainda não tem coleta seletiva, procure postos que arrecadam material reciclado. Muitas ongs fazem uso desse material para a produção de artesanato e decoração para levantar fundos.

Reciclagem 2

Procure por produtos e empresas que preservam o meio ambiente e já utilizem material reciclado no processo de produção.

Reciclando o seu lixo hoje, você pode melhorar a sua qualidade de vida futuramente e ainda faz a sua parte para deixar um mundo melhor para seus filhos e netos habitarem.