Alimentos que previnem o envelhecimento

Uma alimentação saudável é essencial para prevenir o envelhecimento. Veja informações sobre os alimentos mais indicados para o consumo.

Mulher com as mãos no rosto
Mantendo uma alimentação saudável é possível prevenir o envelhecimento e garantir mais saúde.

Além de diversos cuidados estéticos, manter uma alimentação saudável é fundamental para qualquer tratamento de pele, principalmente nos que dizem respeito ao envelhecimento. Por isso, mantenha um cuidado especial com relação ao consumo de determinados alimentos e opte por aqueles que podem proporcionar benefícios à pele. Lembre-se que alguns deles são capazes de prevenir o fotoenvelhecimento, inflamações e rugas.

Alimentos que previnem

Frutas dentro do prato

Chia – Trata-se de uma semente rica em fibras, cálcio e ômega 3. Além de ser antioxidante, desintoxicante e que também ajuda a emagrecer.

Uva – Possui vitaminas (complexo B e vitamina C) e é rica em sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio). Em sua casca e nos vinhos (principalmente no vinho tinto) possui resveratrol, que tem ação anti-inflamatória, promovendo o efeito lifting na pele.

Chá de canela Chá verde – O chá verde é antioxidante e possui propriedades como vitamina C, vitamina A, potássio, cálcio, flúor, fósforo e vitaminas do complexo B.

Castanha do Pará – A castanha-do-pará possui minerais e tanino. Os produtos a base de castanha são os mais recomendados para peles secas, pois contam com propriedades hidratantes, emolientes e lubrificantes.

Vitamina C – A vitamina C pode ser encontrada em diversos alimentos, tais como abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, caju, goiaba, tangerina, pimentão e tomate. Além de serem essenciais para manter o corpo longe de doenças, os alimentos que possuem vitamina C ainda previnem o fotoenvelhecimento.

Chocolate – O chocolate (mais precisamente o cacau) contêm propriedades que atuam como antioxidantes. No entanto, para não estragar a sua dieta, prefira a versão amarga, que possui mais antioxidantes e menos gorduras.

Envelhecimento precoce

Mulher com envelhecimento precoce
Muitas pessoas acabam se queixando do envelhecimento precoce, o qual muitas vezes é causado por nossos hábitos alimentares ou até mesmo pela nossa rotina, que muitas vezes não é nada saudável. Os alimentos citados acima também são eficazes contra esse tipo de envelhecimento, por isso aposte no consumo dos mesmos para poder parecer mais jovem.

Envelhecimento precoce das mãos

As mãos são consideradas um cartão de visita, por isso requer todos os cuidados possíveis para ficar sempre bonita e saudável. Confira.

Envelhecimento precoce das mãos 2

A mão é uma das partes do corpo que mais sofre com o envelhecimento precoce, pois estão sempre expostas ao sol (raios solares), produtos químicos, e outras substancias que podem acelerar o envelhecimento, por isso os cuidados devem ser redobrados.

Exposição ao sol

Entre os vilões para o envelhecimento está o sol. O excesso além de causar o envelhecimento precoce  também pode desenvolver o câncer de pele, causar irritação, vermelhidão, queimaduras, insolação, manchas na pele entre outros.

Para minimizar esse processo a dica é investir no protetor solar, até mesmos nos dias nublados. Quanto maior for a proteção melhor será.

Envelhecimento precoce das mãos 1Cremes hidratantes:

Felizmente existe no mercado de cosmético uma grande variedade de cremes hidratantes especialmente para as mãos. Para desfrutar dos benefícios escolha um produto que corresponda as suas necessidades de acordo com o tipo de pele. Alguns cremes proporcionam o clareamento de manchas.

Peelling e laser:

Envelhecimento precoce das mãosEsses são procedimentos mais caros e doloridos, porém que oferecem um melhor resultado. O peeling, por exemplo, precisa de várias sessões para notar a diferença, porém vale a pena. Outros procedimentos têm como objetivo estimular a produção de colágeno e elastina.

Outras dicas:

Outra forma de deixar as mãos bonitas é evitando o cigarro, que além de prejudicar a saúde, também contribui para o envelhecimento precoce. As bebidas alcoólicas em excesso também devem ser evitadas.

A alimentação saudável também é outro fator fundamental. Os especialistas indicam bastantes frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Deve ser evitados o excesso de produtos industrializados, gordurosos e pesados como é o caso da feijoada.

Caso esses métodos não funcionem é importante procurar um dermatologista, ele poderá indicar um tratamento intensivo de acordo com suas necessidades e tipo de pele. Então não perca mais tempo e confira.

Como evitar o envelhecimento precoce

Veja algumas medidas básicas podem ajuda a minimizar o envelhecimento precoce, como boa alimentação, prática regular de atividades físicas.

Mulher olhando no espelho

Com o passar dos dias os sinais do envelhecimento vão aparecendo, esse é fator natural e inevitável. Porém existem algumas medidas que ajudam a minimizar esse envelhecimento precoce, ampliando a expectativa de vida do cidadão. Essas medidas são básicas, mas fazem toda a diferença. Confira!

Os sinais podem aparecer diferentemente para cada pessoa, porém existem alguns hábitos que aceleram o processo como é o caso da bebida alcoólica, cigarro, nicotina, poluição, substâncias químicas, estresse, excesso de exposição ao sol, sedentarismo estão entre os vilões da beleza.

Vale lembrar que existem dois tipos de envelhecimento: BIOLÓGICO: Que é aquela flacidez na região dos olhos, na papada do queixo. Eles podem ser resolvidos somente com a cirurgia e tratamentos intensos. Já o: AMBIENTAL: são as rugas na testa, próximo aos lábios, os pés-de-galinha e outros que podem ser eliminados com tratamentos básicos.

Como evitar

Para retardar o envelhecimento precoce é importante tomar alguns cuidados não só com o corpo, mas também com a mente. Devemos focar em uma boa alimentação, prática regular de atividades físicas, cremes hidrantes, entre outros que você confere abaixo.

Como evitar o envelhecimento precoce 1

Alimentação

Ter uma alimentação saudável traz muitos benefícios, inclusive é um grande aliado a beleza. Segundo especialistas é preciso consumir bastante frutas, verduras e legumes, evitando o excesso de doces e alimentos gordurosos e pesados.

Estudos comprovaram recentemente que a Maça, Aveia, Alho, Soja, Azeite de oliva extra, Tomate, Castanha do Pará, Iogurte, broto de feijão, Semente de linhaça e Uva contém nutrientes que restauram as células do organismo combatendo o envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes.

Exposição ao sol

De fato o sol trás benefícios para a nossa saúde, desde que haja consciência. O excesso pode causar sérios problemas como insolação, câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas, entre outros, a dica é usar o protetor solar mesmo em dias nublados, evitando os períodos de sol forte das 10h00 ás 16h00.

Como evitar o envelhecimento precoce 2

Cuidados com a pele

A pele precisa de muitos cuidados especiais, é necessário estar sempre limpa e hidratada. A dica é fazer uma esfoliação á cada vinte dias para eliminar as células mortas e melhorar a circulação. Os cremes hidratantes devem ser utilizados de acordo com o tipo de pele, de preferência com filtro solar.

Mente

Nada pior do que as terríveis preocupações, o estresse, angústia, ansiedade, irritabilidade entre outros podem ajudar a desencadear um envelhecimento mais cedo. Por isso nada de ficar irritada a toa, procure não deixar para resolver os problemas na última hora.

Exercícios Físicos

É importante se movimentar com freqüência. Felizmente existem muitas atividades que podem ajudar a combater diversas doenças, como a osteoporose. O exercício físico deve ser realizado no mínimo três vezes por semana, podendo variar de uma caminhada, pilates, yoga, corria, hidroginástica, musculação ou outro de sua preferência, desde que tenha a supervisão de um profissional e uma avaliação médica.