Alimentos que diminuem a cólica menstrual

A cólica menstrual é um problema que acomete muitas mulheres em idade fértil. Veja alimentos que ajudam a diminuir os desconfortos.

Mulher sentada bebendo chá na caneca
Grande parte das mulheres em idade fértil sofre com desconfortos ocasionados pelas cólicas menstruais.

A cólica menstrual, também chamada de dismenorreia é uma das principais queixas das mulheres nos consultórios ginecológicos, a qual atinge cerca de metade das mulheres em idade fértil e muitas vezes prejudica a realização das tarefas do dia a dia. A dismenorreia pode ser primária, quando não há uma causa orgânica para a mesma ou secundária, quando é ocasionada por alguma doença.

Tratamentos

Mulher fazendo exercício físico na bicicleta

Atualmente, existe uma série de tratamentos e medidas que podem ser tomadas para aliviar o desconforto ocasionado pelas cólicas, mas sabemos que os mesmos devem ser realizados no momento certo para que haja um alívio efetivo da dor.

Em geral, o tratamento deve acontecer à base de anti-inflamatórios. É importante que os mesmos sejam tomados logo aos primeiros sinais de menstruação ou dor a fim de evitar a formação de prostaglandinas e deve ser repetido a intervalos suficientes para evitar a nova formação das prostaglandinas. Assim, seu efeito será mais rápido e eficaz.

Também se recomenda que alguns dias antes do período menstrual sejam iniciadas algumas medidas a fim de prevenir o aparecimento da cólica, como o uso de compressas de água quente no local e a prática de exercícios físicos como andar de bicicleta e caminhada.

Alimentos que diminuem a cólica

Mulher comendo folha de alface

Para evitar o aparecimento das cólicas também é importante manter uma alimentação balanceada durante todo o mês, assim a dor torna-se menos intensa.

Alimentos a base de vitamina E são muito indicados contra a cólica menstrual, pois estimulam a liberação de endorfinas e diminuem a liberação de prostaglandinas.

Fontes de vitamina E: vegetais de folhas verdes, óleos vegetais (soja, amendoim, palma, milho, girassol, etc.), nozes, grãos inteiros e sementes.

Outro nutriente muito indicado contra as cólicas menstruais é o magnésio, o qual possui forte ação analgésica e pode agir contra o problema de duas formas: diminuindo a liberação de prostaglandinas (assim como a vitamina E) e relaxando a musculatura uterina e seus vasos. Também não podemos nos esquecer da vitamina B6 que aumenta a entrada de magnésio nas células da parede uterina.

Fontes de magnésio: nozes, amêndoas, frutas, cereais e grãos vegetais e leite;
Vitamina B6: banana, espinafre, peito de frango, salmão, tomate, abacate, farelo de trigo, atum, amendoim, entre outros.

É importante que o consumo desses alimentos aconteça alguns dias antes da menstruação. Alguns estudos mostram que doses mais elevadas podem diminuir a dor alguns momentos após o consumo.