Dicas para reduzir o colesterol

O LDL forma placas de gorduras na corrente sanguínea que provocam doenças cardiovasculares e por isso deve ser reduzido.

Dicas para reduzir o colesterol

Dicas para reduzir o colesterol

O colesterol é uma gordura derivada do consumo de alimentos de origem vegetal. O fígado produz 70% de colesterol. Pode ser benéfico (colesterol bom – HDL) quanto prejudicial (colesterol ruim – LDL). O HDL garante o bom funcionamento do organismo fazendo com que não aja o acúmulo de gordura no sangue. Já o LDL forma placas de gorduras na corrente sanguínea que provocam doenças cardiovasculares (exemplos: aterosclerose e infarto).

As principais causas são fatores genéticos e hábitos alimentares errados. Por isso é importante seguir as dicas abaixo citadas para baixar o colesterol e assim proteger a saúde do seu coração.

Pratique atividades físicas

Dicas para reduzir o colesterol 1Deixe a vida sedentária para trás e comece praticar atividade física regularmente. Caso você não goste dos exercícios físicos feitos na academia, faça um esporte de sua preferência, caminhe, nade ou corra (como correr mais rápido). Mas antes de qualquer coisa, você deve fazer um alongamento para garantir a flexibilidade da musculatura corporal.

Consuma alimentos que reduzem o colesterol

Ameixa preta, aipo, amora, aveia, azeite de oliva, bagaço de laranja, cenoura, cevada, couve-flor, damasco, ervilha, farelo de trigo, feijão, figo, mamão, mandioca, pão integral, pêra, pêssego e quiabo.

Substitua produtos integrais pelos desnatados

Os alimentos de origem animal (exemplo: queijos amarelos) possuem muita quantidade de gordura saturada responsável pela produção do mau colesterol. Assim substitua o queijo amarelo pelo branco e leite e derivados por produtos desnatados.

Reduza o consumo de carnes vermelhas e gordas

As carnes vermelhas e gordas possuem muita gordura saturada. Prefira consumir as que são brancas e magras (peixe e frango), mas não exagere porque também possuem colesterol. Tanto uma quanto outra devem fazer parte pelo menos 3 vezes por semana do cardápio alimentar.

Diminua o consumo de bolachas recheadas

Na hora de escolher uma bolacha doce verifique se a composição possui gordura trans que pode ser encontrada na gordura hidrogenada. Mas se forem superiores a 20 % do valor diário (%VD) não devem ser consumidas.

Use óleo de canola e azeite de oliva

Ambos apresentam quantidade significativa de gordura monoinsaturada que ajuda reduzir as taxas de LDL. Já os óleos vegetais (soja, girassol e milho) aumentam as taxas de HDL.

Evite frituras

A fritura normal somente aumenta o colesterol quando superaquecida e reaproveitada. Mas deve ser substituída por alimentos cozidos e assados.

Alimentos que reduzem o colesterol

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