Alimentos Ricos em Vitamina D

Dentre as principais vitaminas que o nosso organismo precisa para se manter saudável, a vitamina D é uma das mais importantes.

A vitamina D é essencial a vida humana, isso porque ela favorece a absorção de cálcio o que fortalece os ossos e os dentes, evitando assim o raquitismo.

A falta de vitamina D favorecer a propensão do desenvolvimento de doenças no organismo, doenças essas que afetam principalmente prematuros, crianças e idosos que não tem de fato uma boa alimentação. É importante lembrar que um adulto saudável necessita na média, 5 microgramas de vitamina D por dia e ter uma exposição ao sol de 20 minutos na semana.

Quais os alimentos que possuem Vitamina D? Veja os principais alimentos em nossa matéria e comece a ingerir mais esse elemento tão vital a vida.

Alimentos que possuem Vitamina D

Salmão

salmão

O salmão é líder nesse ranking. Em aproximadamente 100 gramas de carne, ele leva possui uma quantidade de 650 IUs de vitamina D, mais do que é recomendado por dia.

Sardinha

sardinha em lata
Esse alimento enlatado é muito consumido hoje dia, e é uma excelente opção para uma dieta rica em vitamina D. Depois de feito uma pesquisa, foi constatada que em duas latas de sardinhas com peixes pequenos podemos ter uma quantia de 46 IUs de vitamina D, cerca de 13% do valor que é recomendado.

Atum enlatado

atum
Há uma diferença ai em relação às quantidades de vitaminas D do atum e da sardinha. Numa lata de atum é possível encontrar 154 IUs, que é praticamente o terço do que é pedido diariamente. Vale lembrar que o atum conservado em óleo contem ainda mais vitamina D, contudo é muito mais gorduroso.

Gema de ovo

gema de ovo
Outro forte alimento possuidor de vitamina D é a gema de ovo, que em sua composição leva consigo 37 IUs. Vale lembrar que os ovos são ótimas fontes de proteína, elemento também fundamental a manutenção da saúde.

Queijos

queijo
O queijo é um alimento de fato muito consumido e também muito benéfico à saúde. Cada fatia de queijo suíço, contem cerca de aproximadamente 6 IUs de vitamina D. contudo um copo de ricota oferece aproximadamente 25 IUs, que deve ser consumida com muita moderação, pois esse alimento oferece gordura.

Bife de fígado

bife figado
O bife de fígado pode ser encontrado nos mais diversos supermercados pelo Brasil. Sua composição em relação à vitamina D é de aproximadamente 42 IUs, além disso, ele é recomendando as pessoas que tem falta de ferro no organismo, uma vez que ele é rico nesta importante substância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *