Alimentos com proteínas

Quer conhecer os benefícios das proteínas e descobrir quais são os alimentos proteicos mais indicados para o consumo? Confira nosso artigo.

As proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, possuindo quantidade de massa muscular elevada. Os alimentos ricos em proteínas são basicamente aqueles que procedem da origem animal, além disso, há também composições de vegetais que formam as maiores fontes de proteína.

Proteínas 00

Valor biológico

Hoje vamos falar a respeito dos alimentos que contém proteínas, mas antes de citarmos seus nomes precisamos apresentar aos nossos leitores o fator biológico, ou seja, a quantidade de aminoácidos e nitrogênio que o seu corpo retém quando você consome um alimento com proteína.

Com esse valor você pode descobrir quanto de proteína o seu corpo tira de proveito durante as refeições, é esse o método que os nutricionistas utilizam para indicarem alimentos a serem consumidos pelos seus pacientes nas mais diversas dietas existentes.

Funciona assim:

  • Frango – Valor biológico: 79.
  • Peixe – Valor biológico 83.
  • Carnes vermelhas – Valor biológico 80.
  • Ovos – Valor biológico de 88 a 100.
  • Laticínios – Valor biológico 83.

Importância das proteínas

As proteínas são necessárias para a boa formação e manutenção dos órgãos, tecidos e células, elas devem corresponder a cerca de 15% do valor calórico total consumido por uma pessoa diariamente. Muitas pessoas tem certo cuidado com as carnes vermelhas, mas isso não significa que elas devem excluí-las totalmente de seu cardápio.

Alimentos ricos em proteínas

  • Peito de Frango Grelhado.
  • Peru.
  • Amêndoas.
  • Caju.
  • Lentilha.
  • Carnes vermelhas.
  • Atum em água.
  • Queijo Cottage.
  • Iogurte Light.
  • Sopa de Lentilhas.
  • Clara de Ovos.
  • Macarrão Cozido.
  • Arroz Cozido.
  • Batata Assada.
  • Peixes.
  • Bife Grelhado.
  • Tofu.
  • Leite de Soja.
  • Feijão Cozido.
  • Quinoa.
  • Lentilhas.
  • Amaranto.
  • Mariscos.
  • Brócolis.
  • Anchovas.
  • Coco.
  • Beterraba.
  • Arroz integral.
  • Pasta de amendoim.
  • Ervilha.
  • Abacate.
  • Aveia.
  • Grão de bico.

Dieta das proteínas

As dietas que visam às proteínas podem ser chamadas também de dietas hiperproteicas que contém cerca de 1.5 gramas de proteína por cada quilo de seu peso. Essa é uma dieta eficaz para quem deseja aumentar a massa muscular e definir o corpo. No entanto, neste tipo de dieta é importante combinar bem os grãos e os cereais para não ultrapassar a quantidade ideal de proteínas em suas refeições.

Dica de cardápio

Alimentos com proteínas

Café da manhã: Duas fatias de pão integral, uma ou duas fatias de queijo branco, um ovo mexido com azeite e sal, meia xícara de café, adoçado com açúcar.

Almoço: Um filé de carne vermelha magra, quatro colheres de arroz, salada de folhas à vontade regada com azeite, e de sobremesa uma fatia de abacaxi.

Lanche da tarde: Meia xícara de um preparo nutritivo ou um copo de iogurte desnatado.

Jantar: Um filé grande de salmão grelhado ou sashimis de salmão e atum, prato de salada de folhas com tomates e palmitos, temperados com azeite, de sobremesa uma fatia de melão. Sua dieta será eficaz e simples de ser feita!

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